Casal amor-perfeito é aquele que se comunica

casais-perfeitos

Há algum tempo atrás, vivenciei algo raro. Em uma estação do Metrô de SP, vi um casal de surdos mudos. Eles se olhavam com ternura e comunicavam-se na linguagem de LIBRAS silenciosa mas com tamanha ternura que pude até mesmo imaginar o que diziam. Havia o olho no olho, o sorriso, o toque suave e os gestos harmoniosos. Entre beijos, toques e Libras, percebi que havia afeto e amor. Casal de amor perfeito!

Achei que isso seria algo raro de se ver e que eu não veria algo mais profundo, emocionante e vivo. Porém, na mesma semana, mais precisamente no final de semana, caminhando pela praia com a Ritinha, vimos um outro casal ainda mais lindo e cheio de amor que o que eu havia visto: um casal com síndrome de down. Eram, certamente, namorados. Namorados que se curtem e aprendem a doar de si ao outro. De mãos dadas, eles caminhavam juntos, bem devagar. Havia momentos de olhar nos olhos; falavam palavras ininteligíveis, frases desconexas, mas cheias de sentimento, delicadeza, calor. Era perceptível. Era lindo. Estavam presentes os sorrisos, a atenção o carinho terno. Mais uma vez, afeto e amor. Casal de amor mais que perfeito!

Quantos casais com bem menos problemas queixam-se que não conseguem relacionar-se ou encontrar um amor? Quantos necessitam de subterfúgios, de motivos, de datas especiais ou ambientes adequados para expressarem afeto e carinho? Quantos ficam esperando uma hora certa, que nunca chega, para expressar o verdadeiro amor que nutrem um pelo outro?

Esses dois casais mostraram que o afeto a gente alcança como pode, na realidade em que vivemos. Mostraram que o entendimento e o “diálogo”, enquanto exercício de comunicação, é possível quando queremos. E, por fim, mostraram que o amor perfeito de casal é aquele em que a realidade como ela é pode ser muito mais bonita e completa que aquela felicidade idealizada e tão complexa que a gente costuma criar e esperar.

Amor, Relacionar-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *